Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde

Carol Ribeiro, Cláudia Rodrigues, Guta Stresser: o diagnóstico de esclerose múltipla é mais comum em mulheres; entenda

.


A modelo e apresentadora Carol Ribeiro, de 43 anos, revelou recentemente que foi diagnosticada com esclerose múltipla. A incidência da doença, causada por pré-disposição genética, é mais comum no sexo feminino. Diagnóstico de esclerose múltipla é mais comum em mulheres

A modelo e apresentadora Carol Ribeiro, de 43 anos, revelou recentemente que foi diagnosticada com esclerose múltipla. Em entrevista ao Fantástico deste domingo (13), ela contou que só conseguiu chegar ao diagnóstico quando passou a ouvir, de fato, os sinais do próprio corpo.

Além dela, outras personalidades brasileiras também convivem com a esclerose múltipla e ajudaram a dar visibilidade à doença, como as atrizes Cláudia Rodrigues, Guta Stresser e Ana Beatriz Nogueira.

E não é coincidência que todas são mulheres. O neurologista Rodrigo Thomaz, do Hospital Albert Einstein, explica que a incidência da doença, causada por pré-disposição genética, é mais comum entre o sexo feminino.

"Em torno 2, 3 vezes mais mulheres do que homens. Em torto dos 20, 30, 40 anos começam os sintomas", afirma.

Nos homens, a doença tende ser mais agressiva, afetando mais a mobilidade, o equilíbrio e a coordenação. Ao todo, 40 mil brasileiros convivem com a esclerose.

No caso de Carol, os sintomas mais fortes surgiram em 2023, mas ela se lembra de um alerta anterior: em 2015, chegou a perder temporariamente os movimentos do braço esquerdo, episódio que ignorou por ter passado rápido. "Se naquela época eu tivesse investigado, talvez tivesse descoberto antes", refletiu.

Calor repentino, cansaço extremo: os sintomas que fizeram Carol Ribeiro confundir esclerose múltipla com menopausa e estresse

Os especialistas reforçam que quanto mais cedo se descobre a doença, mais eficaz é o tratamento. A boa notícia é que há medicação disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com centros de referência em quase todos os estados do país.

Os remédios ajudam a conter a progressão da doença e evitar novas lesões no cérebro. Segundo Thomaz, o cenário hoje é otimista: "A gente consegue conter a evolução. Não é mais uma sentença".

Veja a entrevista na íntegra

Modelo Carol Ribeiro fala sobre diagnóstico de esclerose múltipla

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!