Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mundo

Trump promete dinheiro e passagem de avião para imigrantes 'bons' que se 'autodeportarem' dos EUA

.


Presidente afirmou que governo está focado em expulsar 'assassinos'. Ele defendeu que imigrantes ilegais 'bons' saiam e retornem aos EUA com autorização de trabalho. Justiça dos EUA impede governo Trump de revogar status legal de 530 mil latino-americanos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que quer dar dinheiro e uma passagem de avião a qualquer imigrante que esteja ilegalmente no país e que opte por "se deportar voluntariamente". A declaração foi dada durante uma entrevista exibida nesta terça-feira (15).

? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

Trump disse à rede "Fox" que, atualmente, o governo está focado em expulsar "assassinos" do país. Já para os imigrantes ilegais "bons", o presidente prometeu implementar "um programa de autodeportação".

O republicano deu poucos detalhes sobre o plano, mas afirmou que os Estados Unidos forneceriam aos imigrantes a passagem aérea e um auxílio financeiro. Ainda não há data para que o programa comece a funcionar.

"Vamos dar a eles um auxílio. Vamos dar um pouco de dinheiro e uma passagem de avião, e depois vamos trabalhar com eles, se forem bons. Se quisermos que eles voltem, vamos trabalhar para trazê-los de volta o mais rápido possível", disse Trump.

O programa que Trump participou é voltado para o público latino e exibido em espanhol. A atração mostrou ao presidente um vídeo de um homem mexicano que, segundo a emissora, chegou ilegalmente aos EUA há mais de 20 anos e tem filhos que são cidadãos americanos.

Não está claro se o homem atualmente tem permissão legal para permanecer no país, mas a apresentadora do programa disse que o homem apoiava Trump, mesmo não podendo votar.

"Olho para esse homem e penso: é alguém que queremos manter", respondeu Trump. "Provavelmente vou ser criticado por dizer isso."

Ele também questionou se o homem deveria ser deportado e, respondendo à própria pergunta, disse que não. "Não acho que ele esteja em risco disso", declarou.

O presidente americano também afirmou que quer ajudar hotéis e fazendas a conseguir os trabalhadores de que precisam e recomendar pessoas para preencher as vagas disponíveis.

Trump disse que isso seria "muito reconfortante" para os agricultores e afirmou que, no fim das contas, deseja que os trabalhadores que estão ilegalmente nos EUA saiam e retornem ao país com permissão legal. Por outro lado, ele não apresentou nenhuma medida concreta para isso.

"Estamos fazendo uma autodeportação, e vamos tornar isso confortável para as pessoas", disse. "E vamos trabalhar com essas pessoas para que voltem legalmente ao nosso país."

A Fox informou que a entrevista com Trump foi gravada na segunda-feira (14).

LEIA TAMBÉM

Juíza que analisa caso de imigrante deportado dos EUA por engano manda indireta a Trump e diz que não vai tolerar 'bravatas'

Tiroteio em colégio do Texas, nos Estados Unidos, deixa 4 estudantes feridos

Ex-primeira-dama do Peru se refugia na embaixada do Brasil após ser condenada à prisão em caso envolvendo Odebrecht

Donald Trump durante discurso na Casa Branca, em 15 de abril de 2025

AP Photo/Alex Brandon

VÍDEOS: mais assistidos do g1

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!