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Educação

Tempo integral avança na rede pública e já representa 23,1% das matrículas do ensino médio, mostra Censo 2024

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Com um crescimento de mais de 600 mil vagas de 2023 para 2024, o tempo integral já concentra uma parcela significativa de matrículas na educação básica da rede pública. Na rede privada, o avanço é mais tímido. Para 2025, governo do Espírito Santo quer aumentar o número de escolas em tempo integral, concioliando ensino médio e profissionalizante

Divulgação/ Sedu

O número de matrículas de tempo integral em escolas da rede pública aumentou em mais de 600 mil em 2024, em comparação com o ano anterior. É o que mostra o Censo Escolar 2024 — principal pesquisa estatística educacional do país, e instrumento que coleta informações da educação básica — divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC).

? Em geral, as escolas de tempo integral têm carga igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais, contra cerca de 4 horas diárias das escolas de período parcial.

Foram mais de 7,9 milhões de matrículas divididas entre educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, um avanço de 8,5% em relação a 2023. O valor não leva em conta educação profissional, EJA e educação especial.

???????? O aumento foi observado em todas as etapas de ensino:

Educação infantil (creche e pré-escola): 2.316.214 matrículas (+ 6,8%)

Ensino fundamental (anos iniciais e finais): 4.051.714 matrículas (+ 8,3%)

Ensino médio: 1.564.455 matrículas (+ 11,6%)

Na rede privada, a modalidade de ensino integral também cresceu, mas de maneira mais tímida. Foram 1.298.940 matrículas em 2024, um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior.

No contexto das escolas particulares, a oferta por ensino integral não é tão significativa, como mostram dados do Censo.

Apenas 11,9% das matrículas de ensino médio em instituições privadas foram de tempo integral em 2024. No ensino fundamental, o número é ainda menor, com o tempo integral representando apenas 3,4% do total de matrículas.

A exceção é na educação infantil, que tem por característica ofertar mais regularmente o ensino integral. Na rede privada, 39,5% das matrículas de 2024 foram na categoria.

Em contrapartida, na rede pública, cerca de 33,4% das matrículas de educação infantil foram na modalidade de tempo integral.

No ensino fundamental, a modalidade representou 19,1% das matrículas totais, e, no ensino médio, foram outros 23,1%.

Educação profissional também cresce

Outro crescimento registrado pelo Censo Escolar 2024 foi o de matrículas em educação profissionalizante e cursos técnicos, que saltou 6,7% de 2023 para 2024.

A categoria considera cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos concomitante ou subsequente, entre outros.

???? Foram mais de 200 mil novas matrículas somente em cursos técnicos integrados ao ensino médio na rede pública e na privada.

A modalidade tem se mostrado atrativa para os jovens tanto por poder ser integrada ao ensino regular, quanto por ser uma alternativa após a conclusão da etapa escolar, ainda garantindo um nível de profissionalização atrativa no mercado de trabalho.

VÍDEOS DE EDUCAÇÃO

G1

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