Deputado do PSOL tem dormido em uma das comissões da Câmara e está sem ingerir alimentos sólidos em protesto contra processo que pode levar à cassação do mandato. Deputado Glauber Braga está dormindo em uma das comissões da Câmara em protesto contra processo que pode levar à cassação do seu mandato
Vinícius Cassela/ g1
A equipe do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) informou na manhã desta sexta-feira (11) que o parlamentar completou 59 horas sem ingerir alimentos sólidos em meio à greve de fome que faz em protesto contra o processo que pode levar à cassação do mandato na Câmara.
De acordo com a assessoria do deputado, ele foi submetido, nesta sexta, a exames de sangue e, para "manter condições de saúde", tomou meio litro de soro.
Glauber Braga ouve NX Zero para se acalmar, diz equipe
Glauber anunciou a greve de fome e que dormiria na sala de uma comissão da Câmara na quarta-feira (9), quando o Conselho de Ética aprovou parecer pela cassação do deputado do PSOL.
O deputado Glauber Braga bebe água na Comissão da Câmara que está ocupando desde quarta-feira (9)
Vinícius Cassela/g1
O processo contra o parlamentar foi aberto por que, em abril de 2024, ele expulsou, com chutes e empurrões, um manifestante do grupo de direita Movimento Brasil Livre (MBL).
A decisão final sobre a perda do mandato cabe ao plenário principal da Câmara, que pode aprovar ou rejeitar a recomendação do conselho.
Pontapé de Glauber foi mais alegórico que brutal, diz advogado
Ainda não há uma data para essa análise, que será definida pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB).
A Câmara dos Deputados disponibilizou um policial legislativo para garantir a segurança do parlamentar enquanto ele estiver na sala da comissão que escolheu ocupar temporariamente para protestar contra a cassação do mandato.
Fonte: G1