Viagem ocorre após convite feito por lideranças do Xingu, que estiveram com Lula no Palácio da Alvorada no mês passado. Entre os temas previstos para a conversa estão segurança alimentar, mudanças climáticas e valorização das culturas indígenas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita nesta sexta-feira (4) a Aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso. O encontro está marcado para as 10h (horário local) e reunirá o presidente com o Cacique Raoni Metuktire — uma das lideranças indígenas mais reconhecidas do Brasil — e com representantes de diversos povos da região.
A viagem ocorre após convite feito por lideranças do Xingu, que estiveram com Lula no Palácio da Alvorada no mês passado. Entre os temas previstos para a conversa estão segurança alimentar, mudanças climáticas e valorização das culturas indígenas. O presidente estará acompanhado do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Sadi: racha na direita favorece Lula nas eleições de 2026
Investimento no Xingu
O Ministério da Agricultura e Pecuária anuncia investimentos de R$ 14 milhões em programas voltados à segurança alimentar e geração de renda entre indígenas, com foco nas etnias Xavante e Tapirapé.
Parque Nacional do Xingu
Criado em 1961, o Parque Nacional Indígena do Xingu abrange mais de 2,6 milhões de hectares em uma região de transição entre o Cerrado e a Amazônia. Ali vivem mais de 5,5 mil indígenas de diferentes etnias, como Yawalapiti, Aweti, Kamaiurá, Mehinako, Kuikuro, Kalapalo, K?sêdjê, Trumai, Wauja, Yudja, entre outras.
Visita de Angelina Jolie
A atriz Angelina Jolie e o cacique Raoni
Mauricio Dias
Dois dias antes da visita presidencial, a atriz e ativista Angelina Jolie esteve na mesma aldeia, onde se encontrou com o cacique Raoni e outras lideranças Kayapó. Ela viajou ao Xingu com a organização Re:wild para discutir temas como desmatamento, garimpo ilegal e ameaças às terras indígenas. Jolie expressou apoio à proteção da Amazônia e à preservação das culturas originárias.
Um dia após 'tarifaço' de Trump, Lula cita Lei da reciprocidade e fala que Brasil "não bate continência"
Quem é Raoni
Líder do povo M?bêngôkre-Kayapó, Raoni Metuktire é uma das vozes mais influentes do Brasil na defesa dos povos indígenas e do meio ambiente. Ganhou projeção internacional nos anos 1970 e 1980, participando de um documentário exibido no Festival de Cannes e de uma campanha com o cantor Sting. Desde então, atua em defesa das terras indígenas e contra o desmatamento na Amazônia.
Fonte: G1