Às 6h45 desta sexta-feira (4), a Defesa Civil emitiu um novo alerta via SMS informando sobre a chegada de núcleos de chuva que se deslocam da Costa Verde em direção a Petrópolis. Chuva em Pedro do Rio, em Petrópolis, nesta sexta-feira (4)
Uma chuva forte se concentra no distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na manhã desta sexta-feira (4). Às 6h45, a Defesa Civil emitiu um novo alerta via SMS informando sobre a chegada de núcleos de chuva que se deslocavam da Costa Verde em direção à cidade.
Vídeos mostram a região sendo antigida por uma pancada de chuva, mas não há informações de ocorrências na região divulgadas pela Prefeitura até a última atualização desta reportagem.
Pedro do Rio é o quarto distrito de Petrópolis, fica a cerca de 50 minutos do Centro, onde chovia fraco na manhã desta sexta.
Como medida preventiva, a Prefeitura de Petrópolis decretou ponto facultativo e adotou medidas preventivas, como o cancelamento das aulas. Ainda na região central, houve a suspensão das atividades do Museu Imperial, uma medida da própria instituição.
Nesta quinta-feira (3), a Defesa Civil chegou a acionar, às 16h18, o primeiro toque de sirene devido à possibilidade de chuva de moderada a forte no primeiro distrito do município, mas sem a necessidade de deslocamento para os pontos de apoio. À noite, houve chuva fraca com pancadas mais intensa em alguns momentos.
Chuva no centro de Petrópolis na noite desta quinta-feira (3)
Rhayssa Motta/g1
A população deve permanecer atenta às próximas atualizações. Para receber os alertas, pode cadastrar o CEP enviando mensagem de texto para o número 40199. Também é possível acompanhar as informações no portal da Prefeitura de Petrópolis.
O boletim meteorológico, com a previsão atualizada para a cidade, pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Petrópolis.
Alerta Cemaden
O alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) colocou Petrópolis com a condição de perigo "muito alto". Entenda abaixo a classificação dos alertas.
Os alertas para cada risco podem ser de três níveis:
????Moderado: quando não se descarta a possibilidade do fenômeno alertado e, caso ocorra, é previsto um impacto moderado para a população.
????Alto: a probabilidade de ocorrência do desastre é alta, assim como seu potencial impacto. Nesse cenário, recomendam-se ações como verificação das áreas de risco e acionamento dos órgãos locais de apoio.
????Muito alto: existe alta probabilidade de ocorrência do fenômeno, com chances de grande impacto para a população. Há a recomendação para acionamento do sistema de sirenes, possibilidade de desocupação das áreas de risco e deslocamento de equipes para atendimento nas áreas de risco.
De acordo com a Climatempo, os acumulados de chuva podem superar os 300 milímetros em algumas regiões nesse período.
Fonte: G1