Na quinta-feira (03), o estado do Rio de Janeiro terá sol e calor, mas conforme a nova frente fria se aproxima, as nuvens aumentam e já são previstos temporais para o centro-sul do estado no decorrer da tarde e da noite, com fortes rajadas de vento. Na sexta-feira (04) e no fim de semana (05 e 06), este sistema terá grande influência sobre todo o estado, provocando mudanças BRUSCAS, com chuva frequente, abundante e queda de temperatura.
Chuva excepcional deixa o Rio em situação de PERIGO
Os modelos meteorológicos de previsão do tempo indicam uma situação bastante preocupante para este evento, com acumulados muito elevados entre a sexta-feira (04) e o domingo (06), mas destacando o sábado (05) como o dia mais crÃtico. A chuva acumulada em apenas um desses dias pode superar o volume médio para todo o mês de abril, que de acordo com o INMET é entre 100 e 140 mm no centro-sul do estado.
Este é um aviso muito importante, visto que se assemelha a outros eventos de chuva extrema com grande impacto para a população, que ocorreram em Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis e Paraty nos últimos anos.
A Climatempo adverte para chuva contÃnua com potencial de enchentes, enxurradas e de alagamentos de vias urbanas, e não se descarta o risco de deslizamentos e queda de barreira. Além disso, as fortes rajadas de vento podem provocar queda de árvores e de estruturas metálicas.
Climatempo