O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone nesta quarta-feira (2) com o Representante de Comércio (USTR) dos Estados Unidos, Jamieson Greer, sobre decisão do governo Donald Trump de impor tarifas reciprocas a países, o que vem sendo chamado de "tarifaço".
Na conversa, o chanceler e o representante norte-americano falaram sobre a imposição das tarifas sobre todas as importações de aço e alumínio nos EUA, e combinaram que as equipes se reunirão virtualmente na próxima semana, após o anúncio de novas medidas.
??O presidente norte-americano planeja anunciar, ainda nesta quarta, uma série de impostos de importação, incluindo "tarifas recíprocas", que corresponderiam às taxas cobradas por outros países sobre produtos norte-americanos.
Os detalhes dessa rodada de impostos ainda não estão claros. Em fevereiro, Trump anunciou que determinaria a cobrança de tarifas recíprocas, mas não especificou quais seriam os países afetados, a alíquota ou como essa taxa seria calculada.
Quando divulgou um memorando sobre o tema, o republicano mencionou o Brasil, a União Europeia, a Coreia do Sul e outros países como exemplos.
Falaram sobre aço e alumínio, e combinaram que as equipes se reunirão virtualmente na semana que vem, quando as medidas de hoje forem conhecidas.
Fonte: G1